terça-feira, 19 de outubro de 2010
Informações sobre a área
População:5,363 habitantes
Área:60,0 hectares
Densidade:88,87 hab./ha
Saúde - Hospital Maria Lucinda
No século XIX, maIs precisamente no ano de 1856, chegam da França as primeiras Irmãs da ordem de São Vicente de Paulo, também conhecidas como Irmãs de Caridade.
Uma prática comum em Pernambuco e facilmente encontrada em Portugal, a roda foi trazida para o país ainda no período imperial e se tratava de um pequeno carrossel colocado no muro vazado de instituições de acolhimento de crianças abandonadas. Nela, as crianças eram colocadas em "cestinhas" pelas mães ou responsáveis, que giravam o eixo da roda e tocavam uma sineta, para que as freiras viessem buscá-las e acolhê-las no orfanato.
Manoel da Silva Almeida
Comendador Manoel da Silva Almeida, comovendo-se com as crianças abandonadas, decidiu ampará-las, engajando-se na obra meritória da Casa da Providência da Jaqueira, construindo 3 pavilhões destinados às instalações das creches. Ele também fez a doação da importância de mil contos de reis, dando início às obras idealizadas.
A idéia do hospital
O amigo, Dr. João Rodrigues (médico luso-brasileiro), sugere, pela pouca eficácia das creches, a inversão de parte do dinheiro doado, para a construção de um hospital para as crianças. As novas obras começaram ao lado da Casa da Providência.
O Hospital Infantil Maria Lucinda
Em 9 de junho de 1929, foi inaugurado o Hospital de Crianças com o nome
Manoel Almeida, tendo como diretor Dr. João Rodrigues e superiora a Irmã Izabel Anexi. O Hospital se tornou um prolongamento da Casa da Providência e um complemento da Santa Casa de Misericórdia. A criação, em março de 1946, da Fundação Manoel da Silva Almeida, que hoje é presidida por Givanete Henrique de A. Santos, separou a Casa da Providência do Hospital Infantil, ficando a primeira sob controle da Santa Casa. O Hospital passou a integrar a nova Fundação. Nesse mesmo período, a Casa de Saúde Maria Lucinda foi transformada em hospital para adultos.
Comendador Manoel da Silva Almeida
Nasceu em 11 de outubro de 1863, na aldeia de Monte Códova (Santo Tirso), Portugal. Veio para o Brasil em 1879 com 16 anos. Faleceu nesta cidade, no dia 1 de setembro de 1941. Casado em primeiras núpcias com D. Maria Lucinda de Lima Almeida.